Apresentação

O curso é focado sobretudo na área desenvolvimento farmacotécnico, com foco em medicamentos genéricos, similares e inovações incrementais, capacitando-os na determinação de formulações e processos produtivos que levem em consideração parâmetros imprescindíveis na concepção de um medicamento, dos quais destacam-se os seguintes: o efeito terapêutico esperado, a estabilidade desejada (prazo de validade), condições de acondicionamento (embalagem) e armazenamento, via de administração adequada e compatibilidade fármaco/excipientes.

Um dos grandes diferenciais do curso, é nosso corpo docente que além de serem Doutores, Mestres e Especialistas, tem experiência profissional de varios anos atuando diretamente nas indústrias farmacêuticas, oferecemos uma grade de disciplinas voltadas totalmente para a atuação de nossos alunos no ambiente industrial, fazendo assim a diferença em sua carreira profissional.

Oferecemos uma grade de disciplinas voltadas totalmente para a atuação de nossos alunos no ambiente industrial, fazendo assim a diferença em sua carreira profissional.

Com carga horária de 365 horas, o programa tem duração de 18 meses. 

A gestão pedagógica deste curso é de responsabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás, instituição de ensino superior credenciada pelo MEC. 

MATRIZ CURRICULAR

Módulo I - Operações Unitárias

  • Princípios de mistura (líquidos e pós), moagem de pós e avaliação granulométrica, escolha de equipamentos;
  • Tecnologia para fabricação de sólidos: granulação, secagem, tamisação, compressão (dureza, friabilidade e laminação) e encapsulamento;
  • Características e equipamentos fundamentais na fabricação de emulsões, suspensões e semi-sólidos: tensão superficial e reologia farmacêutica;
  • Tecnologia na fabricação de medicamentos estéries: áreas assépticas, água WFI, liofilização, filtração esterilizante e esterilização final.

Módulo II - Pré formulação

  • Literatura cientifica (Farmacopeias e bases de dados públicas) e avaliação de Drug Master File;
  • Cristalografia/polimorfismo por difração de raios-x e análise térmica por DSC/TG;
  • Características físico-químicas do IFA: Solubilidade (método do equilíbrio), dissolução intrínseca, tamanho das partículas, densidade e propriedades do escoamento do pó;
  • Compatibilidade fármaco/excipientes, produto/material de embalagem (extraíveis e lixiviáveis), estudos de degradação forçada e testes de pré-estabilidade.

Módulo III - Tecnologia Farmacêutica com ênfase em formas farmacêuticas sólidas

  • Comprimidos: vantagens, desvantagens, desafios em sua concepção e escolha dos excipientes adequados. Compressão direta, granulação via seca e úmida. Dupla e tripla camada: um caminho para inovação;
  • Comprimidos: Excipientes e técnicas de revestimento e drageamento;
  • Cápsulas de gelatina dura e gelatina mole;
  • Obtenção de pellets por extrusão e esferonização;
  • Formas Farmacêuticas de Liberação prolongada e retardada.

Módulo IV - Tecnologia Farmacêutica para outras formas farmacêuticas

  • Líquidos orais (soluções e xaropes) e soluções nasais: vantagens, desvantagens, desafios em sua concepção e escolha dos excipientes adequados;
  • Suspensões, emulsões, semi-sólidos, supositórios e aerossóis;
  • Produtos estéreis: soluções injetáveis de grande e pequeno volume, pós para solução injetável e liofilização, soluções oftálmicas e otológicas.

Módulo V - Estabilidade, Suporte à produção e gestão

  • Materiais de embalagem;
  • Estabilidade de Medicamentos: Acelerado e longa duração, fotoestabilidade, pós reconstituição/diluição e estabilidade em uso;
  • Elaboração do relatório de desenvolvimento e próximas fases regulatórias;
  • Transferência de Tecnologia, troubleshooting, manutenção e melhorias do portfólio;
  • Ferramentas da Qualidade e de Melhoria Contínua, gestão de estoque e procedimentos;
  • Gerenciamento de Projetos.

Módulo VI - Bioequivalência e Aspectos Regulatórios

  • Aspectos Regulatórios, Legislações aplicadas a medicamentos e pesquisa clínica;
  • Farmacocinética, Farmacodinâmica, Farmacologia e Vias de Administração;
  • Equivalência Farmacêutica, Sistema de Classificação Biofarmacêutica; bioequivalência/biodisponibilidade relativa e bioisenção; Correlação In Vitro In Vivo; Meios biorrelevantes;
  • Toxicologia aplicada (Ensaios Toxicológicos para produtos farmacêuticos);
  • Marcas e Patentes.
PRÓXIMA TURMA

Próxima turma confirmada para início no dia 17 de março 2022

RESERVE SUA VAGA, QUE ENTRAREMOS EM CONTATO PARA PASSAR MAIS INFORMAÇÕES

Aulas ao vivo das 18:45h as 22:45h as quintas-feiras

Por trasmissão ao vivo pela plataforma ZOOM

*A Coordenação da Pós-Graduação Lato Sensu reserva-se o direito de alterar a data de início do curso ou mesmo seu cancelamento; caso não haja o número mínimo de inscritos para formação de turma.

INVESTIMENTO

18x R$ 650,00

ENTRE EM CONTATO E CONSULTE NOSSA POLÍTICA DE DESCONTOS,

QUE PODEM CHEGAR ATÉ A 25% DO VALOR DA MENSALIDADE.

Taxa de matricula R$ 300

Descontos especiais para fechamento em grupo, empresas parceiras, para alunos e ex-alunos CSA Educacional

► Entre em contato através do WhatsApp ou ligando nos números :

(62) 9 8563-3841 | (62) 3317-2048,

ou pelo e-mail: 

contato@csaeducacional.com.br

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

1. O CURSO É 100% ONLINE?

Sim, nosso curso é desenvolvido 100% online com aulas ao vivo e disponível para qualquer local do mundo, não sendo necessário qualquer tipo de deslocamento para a realização de aulas, provas ou atividades diversas. Você pode assistir as aulas quantas vezes quiser durante o curso de Pós-graduação, o que permite melhor retenção do conhecimento e aproveitamento do curso.

 

2. PARA FAZER UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO É PRECISO TER CONCLUÍDO A GRADUAÇÃO?

Sim, o candidato deverá ter terminado o curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnologia) e estar com o Diploma ou a Declaração de Colação de grau ou ainda, a Declaração de conclusão do curso com a data de Colação de grau.

 

3. É POSSÍVEL FAZER A MATRÍCULA SEM ESTAR COM O DIPLOMA?

Sim, desde que se esteja com a Declaração de Colação de grau ou com a Declaração de conclusão do curso com a data de Colação de grau e posteriormente, deverá enviar o diploma.

 

4. DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

Em relação aos documentos obrigatórios (não precisam ser autenticados):

I. Cópia do Diploma de Graduação (frente e verso);

II. Cópia do documento de identificação com foto;

III. Cópia do comprovante de endereço;

IV. Ficha de inscrição preenchida.

(*) Excepcionalmente aceitamos uma Declaração de Colação de Grau, mas deve ser o documento original, assinado e em papel timbrado.

 

5. A DOCUMENTAÇÃO DEVERÁ SER ENVIADA PELO CORREIO?

A cópia dos documentos solicitados poderá ser enviada digitalizados por e-mail e o Contrato deve ser assinado digitalmente.

 

6. COMO É O SISTEMA AVALIATIVO?

Avaliação final da disciplina com nota mínima igual ou superior a 7,0. (a nota da avaliação final será composta por trabalhos, relatórios, provas e participação nas atividades propostas). Somente será considerado aprovado, o aluno que obtiver nota igual ou superior a 7,0. em todas as disciplinas.

 

7. NORMAS E REGULAMENTOS

1 - O aluno se responsabiliza pela veracidade das informações no processo de matrícula. Caso as informações passadas não sejam verdadeiras, o aluno tem conhecimento da consequente anulação da matrícula.

2 - Ao CSA Educacional reserva-se o direito de não realizar o curso ou prorrogar o período de matrícula e início das aulas, caso o número mínimo de vagas para fechamento da turma não seja preenchido.

3 - A matrícula só será efetivada após a assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais, do envio da documentação obrigatória e da confirmação do recebimento da taxa de matrícula.

4 - Em caso de desistência por parte do aluno o valor da matrícula não será reembolsada.

5 - Em caso de cancelamento da Pós-graduação por parte do CSA Educacional por qualquer motivo o valor da matrícula será restituído integralmente.

 

8. OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO SÃO RECONHECIDOS PELO MEC?

O MEC credencia a Faculdade, Centro Universitário ou Universidade a oferecer os cursos de pós-graduação. No caso da CSA Educacional, atuamos junto à PUC Goiás, que é credenciada ao MEC.

 

9. OS CERTIFICADOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EAD TÊM O MESMO VALOR QUE OS CERTIFICADOS DE CURSOS PRESENCIAIS?

Não há diferenciação entre as diversas modalidades de ensino. O valor está no título do curso.

 

10. O CURSO DISPONIBILIZA MATERIAL DE APOIO?

O curso é composto de aulas ao vivo e vídeo-aulas e para cada uma delas, é disponibilizado um material em PDF que pode ser baixado e impresso, além de
exercícios e atividades avaliativas.

 

11. MODELO DO CURSO

Nossa plataforma de ensino a distância é moderna e intuitiva.

O nosso método desenvolve nos profissionais as competências necessárias para uma atuação responsável, efetiva e modificadora, valorizando a prática e a otimização de recursos financeiros com economia em transporte, alimentação, hospedagem e de tempo em prol da melhoria contínua de sua produtividade e de seus resultados.

O curso é composto de aulas ao vivo semanalmente e vídeo aulas por disciplinas, além de exercícios avaliativos.

As aulas ao vivo acontecerão as terças feiras à noite, mas as gravações podem ser assistidas na hora que for mais conveniente para o participante e o curso poderá ser realizado tanto por computador como em dispositivos móveis.

Caso necessite, poderá contar com o suporte técnico e também enviar suas dúvidas para os professores e coordenadores do curso, além de discutir os assuntos mais relevantes entre os próprios alunos da turma em fóruns específicos de cada disciplina.

 

12. DIFERENCIAIS DO CSA Educacional

Os cursos a distância têm crescido exponencialmente no mundo todo e nas principais instituições de ensino, ganhando destaque na área da educação online no Brasil.

Aulas ao vivo: durante aulas ao vivo, o aluno poderá retirar as dúvidas com o professor e interagir com os demais alunos em tempo real.

Professores com experiência prática: todos nossos professores atuam na área industrial farmacêutica relacionados aos assuntos que vão ser ministrados

Melhor aprendizado: diferente e mais avançado que o ensino presencial, o formato online e ao vivo mantém todas as aulas e conteúdos disponíveis em tempo integral, permite a revisão de aulas quantas vezes você precisar aumentando a retenção do conhecimento.

Maior flexibilidade dos horários: Com o ensino online, tornou-se possível conciliar trabalho, estudos e vida pessoal para estudar e de onde preferir.

Mais economia: o ensino online reduz drasticamente os seus gastos com deslocamento, hospedagem e alimentação. Além de evitar perda de tempo com engarrafamentos e grandes deslocamentos geográficos.

Maior concentração: você tem a possibilidade de estudar de casa ou em outro ambiente tranquilo, que permite maior concentração e, consequentemente, melhor qualidade do ensino e do aprendizado.

 

13. QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA ESTUDAR?

O melhor horário seria durante as aulas ao vivo, mas como as gravações destas aulas são disponibilizadas, não existe um horário pré-determinado para estudar, cada aluno determina o melhor horário em função das suas atividades diárias.

 

14. É POSSÍVEL ACESSAR O CURSO DO CELULAR?

Sim o curso pode ser acessado pelo celular, pelo tablet ou pelo computador.

 

15. HÁ UM NÚMERO MÍNIMO DE ALUNOS PARA O INÍCIO DA TURMA?

Sim, há necessidade de um número mínimo de matriculados.

 

16. DÚVIDAS E INFORMAÇÕES

Envie o seu telefone por e-mail ou whatsapp que ligaremos para você.
Telefone e WhatsApp: 062 98563-3841

e-mail: contato@csaeducacional.com.br

COORDENAÇÃO

Coordenador

Eduardo Santos Louzada, Esp. Farmacêutico.

Apoio Técnico

Fabio Sandrim Julião, Esp. Farmacêutico.
 

Matérias Relacionadas

Conceitos Básicos em Cromatografia Liquida | HPLC

Saiba Mais
HPLC – Cuidados com a fase móvel

HPLC – Cuidados com a fase móvel

Saiba Mais
ICP-OES e ICP-MS

ICP-OES e ICP-MS

Saiba Mais