A ANVISA disponibilizou a segunda versão do Guia para Elaboração de Relatório de Avaliação de Laboratórios Analíticos (Guia 25/2019). O relatório tem como principal objetivo sistematizar e padronizar a coleta de informações relevantes sobre o perfil dos laboratórios analíticos e o cumprimento das Boas Práticas de Laboratório (BPL), previstas na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 11/2012.
Saiba MaisNa técnica de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE/HPLC), a solução da amostra que se deseja separar os componentes é injetada no equipamento em uma corrente de fase móvel líquida, a qual leva até a coluna cromatográfica para separação das substâncias a partir das interações com o recheio desta coluna (fase estacionária).
Saiba MaisO ensaio de perda por dessecação é realizado para determinar a quantidade de compostos voláteis presentes em uma amostra. Quando é o caso de ter apenas a água como componente volátil, é indicado o uso da titulação de Karl Fischer para essa quantificação.
Saiba MaisEsta vigente desde o dia 14 e abril, o Guia para Validação de Sistemas Computadorizados em sua primeira versão, onde poderemos enviar contribuições para sua revisão até o dia 12 de agosto.
Saiba MaisNesta segunda feria dia 06 de abril foi publicada a errata da 6ª edição da Farmacopeia Brasileira, que abrange as correções necessárias para a adequada condução dos ensaios previstos nos textos compendiais, sendo que estas ações visam a contínua revisão e o aprimoramento do conteúdo deste importante compêndio.
Saiba MaisO ponto de fusão pode ser definido como a temperatura em que o primeiro cristal de uma determinada substância começa a se fundir até a temperatura em que o último cristal desaparece, portanto trata-se na verdade de uma faixa de temperatura.
Saiba MaisNo dia 01 de abril foi publicado pela ANVISA as resoluções relacionadas aos insumos farmacêuticos ativos. De acordo com a agência, Difa é um conjunto de documentos administrativos e de qualidade de um determinado insumo farmacêutico ativo (IFA), sendo que IFA é a substância que dá ao medicamento a sua característica farmacêutica, ou seja, aquilo que faz com que um determinado medicamento funcione
Saiba MaisA quantificação do teor de água é uma das análises mais comumente utilizadas em laboratórios, assim como as determinações de pH, pesagem e titulação ácido-base. A determinação de água pode ser realizada utilizando equipamentos complexos como um cromatógrafo gasoso ou espectrômetro de reflexão no infravermelho ou por equipamentos mais simples como fornos de secagem.
Saiba Mais