HPLC – Cuidados com a fase móvel
Na técnica de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE/HPLC), a solução da amostra que se deseja separar os componentes é injetada no equipamento em uma corrente de fase móvel líquida, a qual leva até a coluna cromatográfica para separação das substâncias a partir das interações com o recheio desta coluna (fase estacionária).
Assim, os compostos que apresentam maior interação com a fase estacionária são seletivamente retidos e aqueles que têm menor interação com a fase estacionária e maior interação com a fase móvel são rapidamente eluidos pela coluna.
Como a fase móvel participa diretamente do processo de separação e está em contato com a amostra, equipamento e com a fase estacionária, são necessários cuidados na escolha dos solventes e no seu preparo para o uso adequado durante as análises cromatográficas.
As fases móveis podem ser constituídas por solventes orgânicos, à base de água ou uma mistura destes. As misturas de solventes são, geralmente, preparadas em termos de razões de volume e normalmente as fases aquosas são soluções tampão para manter o meio com pH estável durante toda suas análises.